Você sente que sua vida está bagunçada? Vem descobrir um segredo
- Psicóloga Roberta Tratch
- 19 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Vida bagunçada, mente bagunçada, casa bagunçada. Será que existe ligação entre esses três pontos?
Vou responder ao final, mas vamos ver se você irá compreender durante esse texto.
Para dar início, vamos falar um pouco sobre a mente. Além de abrigar pensamentos, nela também temos emoções, memórias, percepções, imaginação, crença e valores, intenções e desejos, intuições, sonhos e fantasias, além de processos automáticos (funções que ocorrem sem esforço consciente, como respiração).
Nessa caixinha chamada mente, temos muita coisa, não é mesmo?
Desse modo, precisamos organizá-la para que ela funcione melhor, e para que a ansiedade não tome conta de você.
"Como eu posso fazer isso?"
Muitas vezes criamos coisas que nossa mente considera como pendência, por exemplo, "preciso falar com essa pessoa amanhã", "preciso organizar minha agenda", e assim por diante. Essas pendências vão gerando uma ansiedade pelas coisas que pretende-se fazer no futuro, seja ele próximo ou não.
Dica de ouro da psicóloga: pense ou escreva, quais pensamentos tem te deixado aflito? É possível resolver agora? Ou quando eu poderei resolver?
Organize seus pensamentos, suas metas e aspirações. Estabeleça seus objetivos.
"Mas em relação a minha casa, ou a minha rotina, o que tem em comum com a mente?"
Como você espera organizar sua vida, se você vive em um ambiente totalmente desarrumado? Como você espera se sentir bem em um local que você sente algo ruim?
As ações que você precisa tomar podem não ser fáceis, mas precisam ter consistência. Dia a dia, comece arrumando sua casa, ou ao menos o local que você costuma passar mais tempo. Depois, reflita sobre seus objetivos e como você pode chegar até eles, lembrando que precisa ser um passo de cada vez. Nada é fácil, e você vai precisar de disciplina, resiliência e persistência.
Mas respondendo a pergunta inicial, sim, os três pontos tem ligação direta. Porque nós somos um todo, e não partes separadas. O que está acontecendo na vida amorosa, por exemplo, interfere nos pensamentos, no humor e na disposição. A questão é que é importante aprender a lidar com isso, adquirindo maior organização em todos os aspectos, e tudo tem um pequeno começo que pode parecer pequeno, mas é extremamente importante porque pequenos passos com persistência te levam a um grande objetivo a longo prazo.
Precisa e ajuda? Estou aqui para te ajudar. Entre em contato comigo!
